25 anos sem John Huston

Jack Nicholson, Kathleen Thurner, Huston e sua única filha, Anjelica, em “A Honra do Poderoso Prizzi” (1985), penúltimo filme da carreira do diretor

Nesta terça (28), a morte de John Huston, um dos grandes diretores de Hollywood, completa 25 anos. O primeiro filme de sua carreira, “The Maltese Falcon”, foi lançado em 1941. Ironicamente, em 1987, no ano de sua morte, Huston lançou o último filme de sua vida, “Os Vivos e os Mortos” (“The Dead”, em inglês). No total, ele dirigiu 48 filmes e atuou em 55.

Considerado um gênio do cinema, Huston transitou com facilidade da Hollywood clássica para a era moderna. Dono de um humor ímpar e inteligente, o pai de Anjelica Huston também dirigiu comédias excelentes, como “A Honra do Poderoso Prizzi” (foto acima).

No entanto, foi com a primeira versão de “Moulin Rouge” (1952), estrelada por Zsa Zsa Gabor, que Huston deixou sua grande colaboração para o figurino de cinema. Com os burlescos trajes do final do século XIX, feitos por Marcel Vertès, o longa ganhou o Oscar de Melhor Figurino Colorido na cerimônia de 1953. Até 1957, a Academia tinha a categoria Melhor Figurino Colorido e Melhor Figurino Preto e Branco. Curioso, né?

Juro que procurei por imagens coloridas em boa qualidade do filme, mas só achei still em preto e branco. Olha só o exuberante figurino:

Figurino de “Moulin Rouge”, dirigido por Huston, foi eternizado por uma estatueta do Oscar em 1953

No vídeo abaixo, é possível assistir aos 11 primeiros minutos de “Moulin Rouge”:


“Moulin Rouge”
Ano: 1952
Direção: John Huston
Figurino: Marcel Vertès

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s