William Travilla, o gênio por trás de Marilyn Monroe

Marilyn Monroe em cena do filme “O Pecado Mora ao Lado”, de Billy Wilder

A morte de Marilyn Monroe vai completar 50 anos neste domingo (5). Em 1962, um dos maiores símbolos sexuais do cinema morreu de overdose e, até hoje, esse episódio ainda é envolto por mistérios. No entanto, é fato que, com sua ingênua sensualidade e atitude provocante, Marilyn foi como um furacão para a sexualidade ainda em erupção e até repressiva dos anos 50.

Um dos momentos mais icônicos da carreira da atriz foi no filme “O Pecado Mora ao Lado” (1955), dirigido por Billy Wilder (“Crepúsculo dos Deuses”). A atriz e o diretor ainda levam o crédito pela cena, que é reproduzida aos montes até os dias de hoje –mesmo 50 anos após sua morte, a imagem de Marilyn continua fresca na memória coletiva.

No entanto, o gênio por trás deste vestido frente-única branco e plissado é o figurinista William Travilla. Em 2011, a peça foi vendida por US$ 4,6 milhões pela casa de leilão norte-americana Profiles in History.

Travilla vestindo Marilyn Monroe

Segundo esses casos, meio lendas do cinema, a atriz conheceu Travilla ao pedir para usar o provador de roupas dele, no estúdio da Twenieth Century-Fox. A parceria foi longe e o figurinista, que conseguiu captar perfeitamente o espírito de Marilyn, acabou vestindo a diva em oito filmes no total. Aliás, Travilla ainda foi responsável por confeccionar outra peça marcante vestida pela loira: o vestido de cetim rosa de “Os Homens Preferem as Loiras” (1953). Ele é um dos grandes responsáveis por manter essas imagens vivas até hoje.

O figurinista também vestiu outros ícones do cinema, como Marlon Brando em “Viva Zapata!” (1952). Em 1950, ganhou o Oscar pelo figurino de “As Aventuras de Don Juan” (1948). E Whitney Houston chegou a usar um vestido do designer para ir à cerimônia do Grammy em 1986. Travilla morreu em 1990. Quase três décadas sem poder vestir Marilyn.

Marilyn Monroe sendo… Marilyn Monroe

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s